Mas afinal, por que de um dia dedicado aos profissionais de marketing?
Se você ouviu na rádio ou acompanhou alguns posts nas redes sociais durante o dia de hoje, com certeza deve ter descoberto que hoje é dia do profissional de marketing. Isso porque, acredito que até então você nem mesmo imaginava que esta homenagem existia, não é mesmo?
Talvez você tenha se perguntado durante o trânsito ou enquanto aguardava o elevador chegar no seu andar; “Porque será que precisamos de um dia dedicado ao profissional de marketing?”
Onde está o trabalho deste profissional afinal? Nos anúncios das revistas e jornais? Nas sacadas geniais daqueles comerciais hilários e inesquecíveis? Será que está também na embalagem inovadora daquele velho produto, ou naquela imagem super produzida que nada se parece com o produto da caixa? Será que está também por trás das linhas telefônicas dos serviços de call center? Ou será que fica só atrás daquele desenho bonitinho, tal de logotipo?
A resposta meu amigo. É muito mais profunda do que isso.
Marketing é muito mais do que mera comunicação. É muito mais do que conversão de ações em vendas. Marketing não é enganação ou maquiagem de resultados. Marketing é desenvolver mercados. Marketing é também produto, é processo, é tecnologia. Marketing é design, é distribuição e é também informação.
Porém, o mais importante que tudo isso. Marketing é uma ciência dedicada à pessoas.
É verdade! Marketing tem o objetivo de vender. Tem a missão de atender necessidades e é capaz até de ter a audácia de despertar desejos. Sua visão é a de satisfazer o cliente, sempre. O Marketing tem a “mania” de alterar produtos e adora pensar em usabilidade, praticidade, é verdade. Mas qual é a verdadeira essência do Marketing?
A verdadeira essência do Marketing está na magnitude de realizar coisas grandes de modo simples com um único propósito; Fazer pessoas felizes. Sejam clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, consumidores casuais, ou meros prospectes de mercado.
O Marketing de verdade é aquele que tem o poder de surpreender a todos. Encantar pessoas e transformar pequenas coisas em grandes experiências. O verdadeiro espírito do marketing atual, não está mais em marcas ou produtos. Está nas pessoas. Está em fazer com que cada pessoa se sinta única e vivencie experiências extraordinárias. E o dia do profissional de marketing é um dia para celebrar este espírito. Para nos fazer pensar o quanto este espírito é necessário. Caso contrário ainda estaríamos falando sobre propaganda enganosa, produtos ineficientes ou back orders descompromissados.
Os profissionais e empresas que fazem diariamente o marketing de hoje, são aqueles antenados em tendências, são os que estudam culturas e observam comportamentos. São aqueles que incansavelmente se perguntam; “O que é possível melhorar neste produto ou serviço?” São aqueles que combinam técnicas, tecnologias, informações, ferramentas e dados para enxergar além dos objetivos de vendas, construindo sua própria missão em uma paixão por sorrisos. Pois no fundo. Este é o propósito da vida. Sermos felizes. E poder fazer alguém sorrir, como diz o slogan do cartão de crédito, “Não tem preço!“
Fonte: Alexandre Conte