A imagem é um dos principais insumos para a venda dos destinos turísticos no Brasil. São as fotos de catálogos e guias de viagem, divulgadas em redes sociais e sites especializados que encantam o turista e o fazem visitar o extenso litoral brasileiro, conhecer as manifestações artísticas e o patrimônio cultural do país.
Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) mostra que as buscas de informações e imagens para internet superaram o boca a boca e a opinião de parentes e amigos desde 2013.
Para fotografar em viagens:
Para dar mais harmonia à composição da foto, imagine duas linhas horizontais dividindo o que se vê no visor e duas linhas verticais, como um jogo da velha. Evite colocar os objetos ou pessoas no centro da imagem. Busque explorar novos ângulos, não fique estático.
Movimente-se para achar uma posição diferente que valorize a imagem e preste atenção à luz do dia. Evite colocar o objeto entre o sol e a câmera, a menos que queira a silhueta da pessoa e use o flash quando o sol gerar sombras fortes, para preencher o rosto da pessoa.
Fonte: Ministério do Turismo
Imagem: Bigstock by RossHelen