Hoje a cidade de Aparecida está completando 86 anos! A Tursan Turismo, parabeniza a cidade pelo seu aniversário!
Confira abaixo a história dessa cidade que recebe milhões de fiéis todos os anos, que através da fé, buscam em Nossa Senhora Aparecida o milagre de uma conquista ou cura pela vida!
História de Aparecida, cidade conhecida como “Aparecida do Norte”.
A cidade de Aparecida, situada no Vale do Paraíba – interior de São Paulo, recebe milhões de peregrinos anualmente, atraídos pelo turismo religioso local. Na cidade encontra-se a imagem de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida mundialmente por realizar milagres e inúmeras graças ao longo dos séculos.
Os peregrinos se locomovem por grandes distâncias para agradecer as dádivas alcançadas e aproveitam para visitar os Pontos Turísticos da região.
Nossa Senhora Aparecida
Venerada por milhões de católicos em todo o mundo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida se tornou a padroeira do Brasil nos meados de 1930, sendo representada pela imagem encontrada nas margens do rio Paraíba do Sul no século XVIII. Atualmente, a imagem sagrada está armazenada no altar do Santuário Nacional em Aparecida. Sua festa litúrgica é celebrada no dia 12 de outubro, considerado feriado nacional desde que o Papa João Paulo II consagrou a Basílica em 1980.
A aparição
Segundo os registros que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida e no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, primeiramente relatado pelo Padre José Alves Vilela em 1743 e pelo Padre João de Morais e Aguiar em 1757, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717, quando Dom Pedro de Almeida, conde de Assumir e governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, estava de passagem pela cidade de Guaratinguetá, durante uma viagem até a Vila Rica.
Na época os eclesiásticos decidiram fazer uma festa em homenagem a presença de Dom Pedro de Almeida e, apesar de não ser período de pesca, os pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba com a intenção de trazerem peixes ao conde. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso clamaram à Virgem Maria e em oração pediram a ajuda de Deus para realizarem uma boa pescaria.
Após várias tentativas, em vão, resolveram descer o curso do rio até chegarem nas proximidades do Porto Itaguaçu. Já estavam a ponto de desistir da pesca quando João Alves jogou sua rede como uma última tentativa. Para a surpresa de todos ele apanhou o corpo da imagem da Virgem Maria sem a cabeça. Ao lançar a rede novamente o pescador apanha a cabeça da imagem, que se encaixa perfeitamente ao corpo encontrado anteriormente.
Após terem recolhido as duas partes da imagem, a figura da Virgem Aparecida teria ficado tão pesada que eles não conseguiam mais movê-la. Segundo os relatos, a partir deste momento as redes dos três pescadores se encheram de tantos peixes que eles foram obrigados a voltar para o porto, uma vez que o volume da pesca era tão grande que ameaçava afundar a embarcação. Este foi o primeiro milagre atribuído à imagem.
Fonte: Aparecida SP
Imagem: Wikipedia