CIDADE MARAVILHOSA COMPLETA 448 ANOS

01/03/2013

Hoje a cidade mais famosa do Brasil completa mais um ano de vida. Agora com 448 anos, o Rio de Janeiro recebeu os parabéns com um bolo de quatro metros e 48 centímetros de comprimento – cada centímetro representando um ano de existência da cidade –, no Largo da Carioca. Quem fez o corte do primeiro pedaço de bolo foi o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, ao lado do prefeito da cidade, Eduardo Paes. O momento foi celebrado também com a apresentação da Banda do Cordão da Bola Preta e da Orquestra Bianchini.

Palco da final da Copa do Mundo de 2014, aos poucos o Rio de Janeiro recebe reformas, restaurações e novos projetos que prometem agradar os mais de 1,2 milhões de turistas que passarão pela capital carioca durante os jogos. São novidades que se somam ao que há de mais inusitado na cidade: uma mistura de asfaltos, morros, florestas, praias e um povo que, acima de tudo, gosta de atender bem.

Além dos conhecidos pontos turísticos, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, quem visita o Rio de Janeiro não pode deixar de respirar o ar puro do Jardim Botânico e caminhar pelo calçadão de Copacabana. Para quem gosta de andar, é possível fazer um passeio a pé pela região central da cidade, passando pela Igreja de São Francisco da Penitência, o Theatro Municipal e o Museu Nacional de Belas Artes. Mas no Rio tem atrações para todos os gostos: das praias de Ipanema e do Leblon à noitada nos bares da Lapa.

A Cidade Maravilhosa é campeã em criar ícones da gastronomia popular. Com mais de 60 anos de tradição, o biscoito de polvilho Globo é o hit da praia, aonde chega a serem comercializados até 10 mil pacotes por dia. Para acompanhar esse clássico, o geladíssimo chá-mate, fabricado pelos próprios vendedores, pode ser encontrado em toda a orla. Na zona central, a famosa bala de tamarindo e, em qualquer canto da cidade, a empada e o clássico chopinho.

 

Ascom/MTur

Imagem: Samba Photo/Photonica/Getty Images