Primeiramente, você sabe o que é resiliência?
O consultor organizacional Eduardo Carmello explica que resiliência é a capacidade de:
– Promover as mudanças necessárias para atingir seus objetivos e os da empresa;
– Manter as competências e habilidades, mesmo diante das adversidades;
– Antecipar crises, prever adversidades e se preparar para elas;
– Ter firmeza de propósito e manter a integridade.
“O profissional resiliente tem três principais características: ele é antenado no mercado e detecta os sinais de oportunidades, frente a mudanças ou adversidades, sem ficar só olhando para o lado ruim da situação; ele consegue entregar o que promete; e ele é capaz de promover mudanças estratégicas e entender seu valor”, afirma Carmello.
No livro “Resiliência – A transformação como ferramenta para construir empresas de valor”, o consultor dá algumas dicas de como se tornar um profissional resiliente. Comece se questionando:
– No momento em que o obstáculo apareceu, você caminhava para alcançar o quê?
– Você está alinhado a algum processo ou desafio estratégico?
– Você procura olhar para a verdadeira dimensão da realidade, transformando a tensão e o foco de energia não em adversidade, mas em um propósito maior?
– O que você considera como adversidade?
– O que você está fazendo com relação às adversidades?
– Que tipo de postura você adota: enfrentar a situação ou se desviar do problema? (seja sincero na resposta)
– O que você pode fazer para promover o crescimento e o fortalecimento da empresa?
Fonte: Administradores
Imagem: Bigstock by snowing