Capacitação da liderança
Tome cuidado ao promover um colaborador para um cargo gerencial. Algumas empresas promovem excelentes profissionais técnicos, que se transformam em gestores sem aptidão para liderar. Com isso, a equipe fica desgastada e se torna apática e desmotivada. Em alguns casos pode gerar revolta com a falta de competência da liderança. Nesse sentido, a empresa perde em dois pontos: Qualidade de Vida no Trabalho e na entrega de resultado.
Feedbacks positivos
De uma forma geral, as pessoas querem crescer profissionalmente. Por isso, guiar o colaborador e mostrar um caminho a ser seguido pode ajudar bastante. Além de fornecer segurança e bem-estar, o gestor pode ajudar o funcionário a trilhar o caminho esperado, ampliando a autoestima e a segurança para executar as tarefas diárias.
Reconhecimento e valorização
Parabenizar e elogiar um trabalho bem feito pode ser uma ótima forma de motivar os funcionários. Na hora de reconhecer e valorizar um trabalho bem feito, o gestor deve fazer em público para gerar os resultados positivos. No entanto, em caso de críticas ou sugestões de melhoria, o ideal é que se faça em particular.
Condições de Trabalho
Fornecer um ambiente físico adequado e com conforto térmico, acústico e de iluminação para o trabalho faz parte da QVT. Além de atender as normas do governo, implantar as condições ideais de trabalho pode melhorar a satisfação pessoal e aumentar a produtividade da equipe.
Planejamento
As pessoas tendem a ser desorganizadas e acabam se precipitando até mesmo para controlar o próprio horário de entrada e saída. Uma dica é acompanhar o planejamento e a organização das tarefas, fazendo com que as pessoas trabalhem mais, com qualidade de vida e façam mais tarefas, tudo isso de uma forma melhor e em menos tempo.
Fonte: Revista Exame
Imagem: Bigstock by Rido81