Como melhorar a qualidade de vida em sua empresa?

17/10/2018

Capacitação da liderança

Tome cuidado ao promover um colaborador para um cargo gerencial. Algumas empresas promovem excelentes profissionais técnicos, que se transformam em gestores sem aptidão para liderar. Com isso, a equipe fica desgastada e se torna apática e desmotivada. Em alguns casos pode gerar revolta com a falta de competência da liderança. Nesse sentido, a empresa perde em dois pontos: Qualidade de Vida no Trabalho e na entrega de resultado.

 

Feedbacks positivos

De uma forma geral, as pessoas querem crescer profissionalmente. Por isso, guiar o colaborador e mostrar um caminho a ser seguido pode ajudar bastante. Além de fornecer segurança e bem-estar, o gestor pode ajudar o funcionário a trilhar o caminho esperado, ampliando a autoestima e a segurança para executar as tarefas diárias.

 

Reconhecimento e valorização

Parabenizar e elogiar um trabalho bem feito pode ser uma ótima forma de motivar os funcionários. Na hora de reconhecer e valorizar um trabalho bem feito, o gestor deve fazer em público para gerar os resultados positivos. No entanto, em caso de críticas ou sugestões de melhoria, o ideal é que se faça em particular.

 

Condições de Trabalho

Fornecer um ambiente físico adequado e com conforto térmico, acústico e de iluminação para o trabalho faz parte da QVT. Além de atender as normas do governo, implantar as condições ideais de trabalho pode melhorar a satisfação pessoal e aumentar a produtividade da equipe.

 

Planejamento

As pessoas tendem a ser desorganizadas e acabam se precipitando até mesmo para controlar o próprio horário de entrada e saída. Uma dica é acompanhar o planejamento e a organização das tarefas, fazendo com que as pessoas trabalhem mais, com qualidade de vida e façam mais tarefas, tudo isso de uma forma melhor e em menos tempo.

 

Fonte: Revista Exame

Imagem: Bigstock by Rido81