Agente de defesa ambiental
O Agente de Defesa Ambiental é responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação e prevenção do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, visando o cumprimento da legislação ambiental. Esse profissional promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente, e o seu controle de qualidade. Além disso, é sua função garantir o correto funcionamento do sistema de vigilância, monitoramento e coibição de infratores, e combater os danos causados, pelo homem, à natureza.
Graduação Necessária
Não há graduação específica para que o indivíduo possa atuar como Agente de Defesa Ambiental. Isto é, ele pode trabalhar se tiver concluído o ensino médio, ou se possuir formação superior completa em áreas como, Biologia, Engenharia Ambiental, Ecologia, entre outras. Existem também cursos de qualificação como de prevenção e incêndios, não sendo exigida experiência profissional.
É importante que o Agente de Defesa Ambiental demonstre segurança, paciência e responsabilidade social, domine as legislações ambientais e conhecimentos gerais, e se preocupe com questões de desenvolvimento e sustentabilidade. Além disso, espera-se que o profissional tenha interesse nas áreas de saúde e ecologia, possua capacidade avaliativa, de autocontrole, e adaptabilidade, assim como tenha noções de análise de soluções e problemas.
Campos de Atuação
O Agente de Defesa Ambiental pode atuar nas áreas relacionadas à biologia, e nos setores ligados à agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e pescas. Esse profissional também atua na elaboração de projetos ambientais, como guarda florestal em parques, e no cargo de inspetor e policial agrícola e de mananciais.