Comemoramos, no dia 14 de novembro, o Dia Nacional da Alfabetização. Essa importante data nos faz relembrar quão importante é a Educação para o nosso Brasil. O dia 14 de novembro foi escolhido por ser a mesma data de criação do antigo Ministério da Educação e Saúde Pública, em que uma das metas era promover o ensino primário e combater o analfabetismo no país.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analfabeto é uma “pessoa que não sabe ler e escrever um bilhete simples no idioma que conhece”. Ainda segundo o órgão, em 2009 existiam no País cerca de 14,1 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais, sendo que o Nordeste é a região com o maior índice, cerca de 18,6%.
A alfabetização de adultos impõe a mesma urgência que se dedica às crianças e jovens. A qualidade dos seus resultados pode estar diretamente ligada a uma nova maneira de ensinar.
Essas pessoas estão impedidas de exercer a sua cidadania, de obter melhores opções de trabalho, de usufruir condições de vida e moradia mais dignas, de reivindicar seus direitos. No âmbito familiar, perdem a oportunidade de acompanhar a vida escolar dos seus filhos.
Fonte: Portal Educar Brasil