O projeto iBeacons em Pontos Turísticos, da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, foi um dos onze casos de sucesso na gestão do turismo brasileiro em 2014 selecionadas para a publicação Boas Práticas em Turismo, lançada em dezembro, em Brasília (DF), pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, e o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. A iniciativa consiste no desenvolvimento de um aplicativo que fornece informações turísticas a visitantes nos principais atrativos da cidade, por meio da tecnologia bluetooth.
O turista que usa o aplicativo, disponível para smartphones e tablets nas plataformas iOS e Android, tem acesso a informações sobre mais de 80 atrações de Brasília, disponíveis nos idiomas português, inglês e espanhol. As informações são emitidas por cerca de 250 pequenos transmissores, chamados iBeacons, usados para determinar o posicionamento de dispositivos móveis e que se encontram instalados nas principais obras e monumentos históricos da capital federal. A combinação de turismo e tecnologia possibilita a apresentação instantânea de informações sobre tais locais.
De acordo com o secretário de Turismo e Projetos Especiais do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, o projeto tem uma média de mais de mil acessos diários. “Tivemos a felicidade de ter uma resposta rápida também dos brasilienses. Desta forma, estamos conseguindo romper uma barreira de acesso dos próprios moradores aos monumentos da cidade”, comemora.
Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, o iBeacons tem grande potencial de aplicabilidade em diversos outros destinos do Brasil. “É uma iniciativa que usa a tecnologia a favor do conhecimento de forma simples e intuitiva para o usuário, o que tem tudo se virar um dos principais recursos para projetos do setor”, comenta Lummertz.
A expectativa do Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas é que gestores de instâncias públicas e privadas, envolvidos com o turismo, sejam instigados a incrementar ações já existentes ou mesmo criar novos projetos e arranjos locais, com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.
A pesquisa de campo para mapeamento de boas práticas em destinos brasileiros foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Ministério do Turismo, para acompanhar a evolução da atividade turística em 65 destinos de todo o país. Ao todo, 11 projetos, em mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.
Fonte: Ministério do Turismo
Imagem: Bigstock by InkaOne