A cidade foi fundada em 1783 e Emancipada em 1832, tem 10,233 habitantes e uma área total de 618,7 km². Está localizada no extremo leste do estado de São Paulo é classificada com Estância Turística tombada pelo CONDEPHAAT – (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artítico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, em 1983. O clima de Bananal predominante é o tropical com temperatura de 24°C.
Fazendas
Nas diversas fazendas você pode conhecer algumas peças do mobiliário colonial, arquitetura e alguns artigos de decoração, em ótimo estado de preservação.
Estação Ferroviária
Inaugurada em 1889, a estação de Bananal é um prédio de excepcional interesse como construção metálica, sendo o único no gênero na América Latina
Solar Aguiar Valim
Construção do século XIX, de caráter monumental apresenta estilo neoclássico e pinturas murais de Villaronga
Artesanato
Representado pelo tradicional crochê, que fora introduzido no barbante cru por D. Laurinha desde a década de 70, é encontrado nas diversas lojas da cidade.
Igreja Matriz
Belissima construção em taípa de pilão, em estilo colonial,
Cachoeira do Bracuí
Possui cinco saltos de aproximadamente 150m de extensão. Despenca da serra do mar oferecendo vista para a Baía da Ribeira em Angra dos Reis
Estação Ecológica
Integrada à rede de Unidade de conservação está situada numa região em que a altitude varia de 1200 a 1900 metros. Possui espécies ameaçadas de extinção e raras bromélias.
Alambiques
Os Alambiques oferecem degustação e noções de todo o processo de transformação da cana-de-açucar em cachaça, rapadura e açúcar mascavo.
Programe sua viagem com a Tursan, vá tranquilo, e curta o passeio!
Fonte: Prefeitura de Bananal
Leia mais