O Euro 5 ou PROCONVE P7 é uma evolução do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado em 1986, cujo principal objetivo é reduzir o nível de emissão de gases poluentes na atmosfera. O apelido Euro 5 vem da semelhança com a legislação europeia que tem o mesmo papel regulamentador. As principais metas Euro 5 são:
– Diminuir em cerca de 60% as emissões de Óxido de Nitrogênio (NOx) e em até 80% as emissões de partículas promovidas pelos modelos com a tecnologia EURO 3;
– Motor SCR: é um motor que faz tratamento de gases de exaustão, separando uma mistura de água e uréia (ARLA 32) no escapamento em aço inox;
– ARLA 32: Reagente popularmente conhecido como uréia, não tóxico e inflamável, e que compõe o motor SCR. Sua liberação é na unidade que conserva os gases de exaustão para equilibrar o Óxido de Nitrogênio (NOx) e este não ultrapassar por muito tempo o nível máximo estabelecido pelas normas.
– Motor EGR: Este motor dispensa o ARLA 32, ou uréia, e é mais resistente aos efeitos do diesel com alto teor de enxofre. Isso acontece porque ele funciona a partir da recirculação dos gases da combustão. Além disso, diferente do motor SCR, seu escapamento é de alumínio e, como não precisa instalar o tanque reservatório de ARLA 32, não há interferência no peso e no encarroçamento de veículo.
A Tursan possui ônibus e micro-ônibus com a tecnologia Euro 5, que utiliza somente o combustível S50, obrigatório para os veículos Diesel fabricados a partir de Janeiro 2012.