Pesquisas têm quantificado, entre outros itens, o percentual da população que se locomove em transporte coletivo e em transporte individual (carro e moto). O índice de utilização de transporte coletivo vem decrescendo rapidamente.
Em 1967, 68,10% das pessoas utilizavam transporte público; em 1977, 50% e em 2000, 47% da população utiliza como locomoção o coletivo e 53% o transporte individual.
Apesar desses resultados decrescentes da utilização do transporte coletivo, a modalidade do Fretamento tem sido uma das alternativas com maior aceitação entre os demais modais, em toda a Região Metropolitana de São Paulo, especialmente pela qualidade nos serviços.
Pesquisa qualitativa realizada pela FIA/FEA – USP identificou como razões de escolha do Fretamento: pontualidade, segurança e comodidade e concluiu que as empresas de Fretamento têm muita preocupação com a qualidade dos serviços, procuram satisfazer, agradar e se relacionar com seu cliente/consumidor.
Também a Zimberg Consulting identificou quais as vantagens de se contratar o transporte de funcionários por Fretamento, sob a ótica das empresas contratantes e dos funcionários, pesquisando 400 médias e grandes empresas apurou como vantagens do serviço de fretamento: