Ônibus é o meio de transporte preferido dos brasileiros para viajar

11/09/2014

Quando o assunto é viagem, o ônibus é o preferido dos brasileiros. Pelo menos é o que revela pesquisa da Fecomércio/RJ – Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Ipsos divulgada no mês de agosto desse ano.

A pesquisa é anual e ouve mil pessoas de 70 cidades das cinco regiões do País. De acordo com os resultados, 46,6% dos entrevistados dizem que em viagens de médias e longas distâncias, não contabilizando viagens urbanas, preferem se deslocar de ônibus.

O conforto, a qualidade dos serviços e a possibilidade de fazerem a viagem sem a preocupação em dirigir foram os principais fatores citados pelos entrevistados.

O número é 5% maior que o total de pessoas que na pesquisa passada responderam que preferem o ônibus, isto é, o crescimento mostra que mais pessoas estão se interessando pelo meio de transporte.

A pesquisa revela que no ano passado, o carro era o meio preferido. Agora está em segundo lugar, com 41,2% dos entrevistados.

Apesar do crescimento aéreo, a pesquisa também mostra que o avião ainda está longe de ser o preferido dos brasileiros. Em 2013, 13,6% das pessoas responderam que preferem o avião e neste ano foram 13,3%.

O principal motivo dos ônibus terem maior preferência é a capilaridade dos modais rodoviários e os custos dos deslocamentos. Isto é, o avião não vai a todo o lugar no Brasil, normalmente fazendo as ligações entre cidades maiores. Já os ônibus chegam às capitais, regiões metropolitanas e a locais quase sem nenhuma estrutura, enfrentando até mesmo estradas de terra que se tornam atoleiros em dias de chuva.

Em relação aos custos, a viagem de avião pode ser sim mais barata que a de ônibus, mas normalmente quando há promoções e com passagens sendo compradas com bastante antecedência.

Já o ônibus tem o mesmo valor de bilhete se a compra for feita meses ou minutos antes do embarque.

 

Fonte: Blog Ponto de Ônibus – por Adamo Bazani (jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes)

Imagem: Bigstock – By: Taina Sohlman