Vai enfrentar uma longa viagem de ônibus? Para poder chegar ao seu destino final menos cansado e sem mal estar, pode ser interessante levar uma pequena bolsa com lanches para consumir durante o trajeto, especialmente se você vai levar crianças nessa viagem.
Como os pontos de parada das viagens nem sempre oferecem boas opções de alimentos para consumo, evite passar aperto nessas situações levando a sua própria bolsa de lanches práticos e rápidos.
Confira quatro sugestões de lanches para longas viagens de ônibus!
Características de um bom lanche de viagem
Para montar o lanche ideal para uma longa viagem de ônibus é preciso conhecer algumas características de alimentos e refeições que devem ser priorizados nesse momento.
Valorize sempre o consumo de lanches leves e nutritivos, sem grandes concentrações de gordura, cremes ou alimentos que podem estragar quando estiver fora da geladeira. Dessa maneira você diminui o risco de apresentar alguma indisposição ou mal estar durante a viagem.
Sanduíches naturais
Os sanduíches naturais feitos em casa são a melhor opção para levar em viagens longas. Monte para você e sua família algumas opções de sanduíches feitos com pão de forma integral, queijos leves (como a ricota, o queijo minas ou mussarela), frios (como o peito de peru) ou carnes desfiadas e alguns acompanhamentos como cenoura ou tomate.
Evite usar maionese ou outros produtos gordurosos que podem estragar ao ficar fora da geladeira e causar mal-estar quando forem consumidos. Não é recomendado também acrescentar folhas, como a alface ou a rúcula, se você não tem um recipiente térmico para transportar esses lanches, já que elas podem ficar murchas e estragar o sabor do sanduíche.
Frutas frescas e desidratadas
Frutas são ótimas opções nutritivas de lanches para fazer em longas viagens de ônibus, já que são práticas de transportar e comer. Prefira aquelas que você pode consumir sem o auxílio de uma faca, como a banana, a pera, maçã ou goiaba.
Frutas desidratadas também são opções interessantes de lanche para levar na mochila. Uvas passas, chips de maçã ou banana e damascos desidratados são ótimas alternativas.
Snacks rápidos e leves
Alguns snacks rápidos e leves também podem ser boas opções de lanche para levar na mochila nas longas viagens de ônibus. Porções de oleaginosas (castanha-do-pará, amendoim, amêndoas), cookies integrais, barrinhas de cereal, biscoito de polvilho e torradinhas integrais são interessantes alternativas de lanches simples e fáceis de transportar.
Água e sucos nas viagens
Nunca se esqueça de levar uma porção de água e de suco com você durante a viagem. Use garrafas térmicas para armazenar essas bebidas e valorize o consumo de cada uma delas para se manter bem hidratado durante todo o trajeto.
Evite levar bebidas alcoólicas ou refrigerantes durante as suas viagens, não correndo o risco de apresentar indisposição no meio do caminho.
O que você costuma levar de lanche para suas longas viagens de ônibus? Gostou das nossas sugestões? Confira também essas dicas para poder tornar o seu trajeto de ônibus ainda mais confortável, chegando no destino mais bem-disposto para aproveitar a viagem!
Fonte: Guichê Virtual
Imagem: Bigstock by matucha