Os serviços de fretamento de ônibus têm o objetivo de transportar pessoas que têm um destino comum. Eles normalmente são contratados por empresas ou entidades públicas e privadas, para transportar funcionários, escolares e turistas. A criação de grandes polos de empregos distantes das áreas mais urbanizadas está na origem destes serviços. Como o local de concentração dos empregos está fora da cobertura do transporte público regular o serviço de fretamento torna-se essencial para garantir a frequência das pessoas que trabalham nestes locais. O surgimento da indústria automobilística na área do ABC da região Metropolitana de São Paulo na década de 1960 é provavelmente o primeiro caso de emprego do transporte por fretamento em larga escala no Brasil.
Conheça três tipos de serviços para fretamento de ônibus
- Fretamento Contínuo: Caso em que o ônibus transporta regularmente os empregados do cliente;
- Fretamento Eventual: Quando o serviço é contratado para um deslocamento eventual (Turismo, passeios, treinamento de funcionários);
- Escolar: Quando o serviço se limita ao transporte de estudantes, de forma contínua. embora constante dos regulamentos os serviços de fretamento e de transporte de escolares têm características e formas de operação distintas.
Fonte: Série Cadernos Técnicos – Transporte por Fretamento (Volume 09)