Não há motorista ruim que não possa ser treinado e nem motorista suficientemente bom que não precise passar por uma reciclagem. As empresas que investiram nessa filosofia de trabalho conseguiram, de alguma forma, ter mais lucros com suas operações de transporte ao longo dos anos. A Mercedes-Benz, que mantém um centro de treinamento contínuo por mais de 30 anos, acredita que já capacitou mais de 200 mil profissionais. Só neste ano, serão mais seis mil motoristas que passaram pelo curso de capacitação oferecido pela empresa.
Para Eustaquio Sirolli, gerente de treinamento da Mercedes-Benz do Brasil, o compromisso da empresa com a formação dos motoristas faz toda a diferença. “Esses cursos contribuem para que eles aproveitem todo o potencial de seus veículos no dia-a-dia de trabalho e ainda possam contribuir para o aumento da segurança nas estradas”. Segundo ele, o resultado com a qualificação da mão-de-obra do setor retorna em transporte de cargas e de passageiros mais seguro, econômico e ecológico.
Na avaliação do executivo, o treinamento de motoristas representa um alto valor agregado aos produtos da marca. “Trata-se de um diferencial competitivo que tem papel muito importante na escolha de novos veículos pelos clientes”, acredita. As atividades de treinamento também atendem às equipes dos concessionários e da própria fábrica e são coordenadas pela área Global Training, localizada em Campinas (SP), mas com unidades em Porto Alegre (RS) e Recife (PE).
Além dos centros de treinamento, são utilizados outros recursos, como os Centros de Treinamento Homologados, as Unidades Volantes de Treinamento e as diversas parcerias da Mercedes-Benz com o SEST/SENAT, o que inclui a cessão de caminhões para atividades práticas. A Mercedes-Benz mantém um quadro de instrutores para treinamento de motoristas nos frotistas, pois isso assegura mais ganhos para o cliente.
A Tursan também treina seus motoristas para garantir a segurança de seus passageiros!