De acordo com um levantamento do Ministério do Turismo, brasileiros gastaram 62,5% a menos no exterior. Estrangeiros foram mais “generosos” no Brasil
Se a crise obrigou os turistas brasileiros a economizarem em viagens internacionais, o mesmo não se pode dizer dos estrangeiros. Segundo o Ministério do Turismo, os viajantes oriundos do exterior gastaram mais em viagens ao Brasil no início de 2016, se comparados com o mesmo período do ano anterior. Foram gastos certa de U$$ 650 milhões no país em janeiro de 2016, representando um acréscimo de 14,4% em relação a 2015.
Em compensação, as despesas de brasileiros no exterior caíram 62,5% no mesmo período. Os viajantes desembolsaram cerca de US$ 2,2 bilhões no ano passado, contra US$ 840 milhões neste ano. Os números mostram uma economia drástica, muito por conta da alta do dólar.
Segundo o Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, esse é o momento de investir em viagens domésticas: “Temos de aproveitar o câmbio favorável nas duas pontas: atraindo mais estrangeiros para o país e estimulando os brasileiros a consumirem mais turismo doméstico”. Disse.
De fato, os brasileiros estão optando por viajar mais pelo Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo próprio Ministério do Turismo recentemente, as regiões Sudeste e Nordeste devem ser os principais destinos de brasileiros em 2016.
Vai viajar pelo Brasil? Consulte-nos!
Fonte: Pure Viagem
Imagem: Bigstock by Dmitry_Islentev