Ministério do Turismo lança cartilha com orientações para o atendimento de viajantes idosos

03/10/2016

Contemplar a beleza dos biomas brasileiros, conhecer a riqueza cultural e histórica preservada nos museus ou igrejas do período colonial e desfrutar do contato com a natureza nos parques e praias do país são experiências que melhoram a qualidade de vida e deveriam estar ao alcance de todos os viajantes. Partindo desta premissa, o Ministério do Turismo desenvolveu a cartilha Dicas para atender bem turistas idosos, em parceria com o Ministério da Justiça e Cidadania e o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.

A cartilha composta por informações e orientações para melhorar a qualidade dos produtos e serviços turísticos oferecidos aos viajantes com mais de 60 anos, foi lançada nesta quarta-feira (28) pelo ministro interino do Turismo, Alberto Alves, durante a 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo. Ao todo foram impressos 19 mil exemplares que serão encaminhados para as secretarias estaduais de Turismo.

“Estamos falando de uma população que, segundo o IBGE, está em cerca de 23,5 milhões de pessoas que estão com saúde, tempo e dinheiro para viajar e conhecer novos destinos no Brasil. Precisamos estar atentos a esse perfil de turista e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado”, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

De acordo com o guia, o tratamento oferecido pelos prestadores de serviço deve ser amável, respeitoso e compreensivo para que estes viajantes sintam-se confortáveis durante a experiência turística. Além disso, os profissionais também devem estar atentos às necessidades especiais de cada viajante para oferecer o auxílio adequado durante as atividades turísticas.

Você pode conferir e baixar a cartilha clicando AQUI!

Fonte e Imagem: Ministério do Turismo