Outlets se consolidam como opção de turismo de compras

26/11/2014

Com descontos de até 80%, os outlets têm impulsionado o turismo de compras no Brasil. Os números das principais marcas que atuam no segmento mostram que o modelo de negócio, já difundido em países como os Estados Unidos, se consolidou no Brasil e deve se expandir nos próximos anos com novas inaugurações.

Os viajantes brasileiros reservam uma parcela significativa do orçamento da viagem para as compras, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, de 2012. A aquisição de produtos no destino turístico consome 12,7% dos gastos reservados ao passeio. Esse gasto é significativamente maior quando o objetivo principal da viagem é a compra.

De olho neste mercado, as inaugurações seguem em ritmo acelerado. A mais recente foi no início deste mês, com a abertura de um novo outlet a 15km de Fortaleza (CE). Com menos de um mês de funcionamento, o empreendimento já entrou para as rotas turísticas da região: apenas nos cinco primeiros dias, o centro atraiu cerca de 40 mil visitantes, de acordo com os administradores.  A estimativa é a de que quatro milhões de pessoas passem pelo local todos os anos.

Inaugurado há pouco mais de um mês, outro outlet no município de São Roque, no interior de São Paulo, já conta com média de 30 mil visitantes por fim de semana, a maior parte deles de regiões vizinhas.

A principal administradora de outlets em operação no país, com três em atividade, calcula receber cerca de 14 milhões de visitantes por ano em unidades próximas a São Paulo, Salvador e Brasília. Os números devem crescer ainda mais, já que a empresa planeja inaugurar mais um outlet próximo ao Rio de Janeiro no ano que vem. Devido à localização das unidades, às margens de rodovias que ligam os grandes centros de consumo, quase a totalidade desses visitantes são turistas.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Imagem: Bigstock by Boggy