Inaugurou na semana passada o AquaRio – Aquário Marinho do Rio de Janeiro. O novo ponto turístico da cidade estará localizado no Porto Maravilha, nas proximidades do Boulevard Olímpico, área revitalizada para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que reúne outros atrativos como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio e o painel “Etnias”, de autoria do artista brasileiro Eduardo Kobra. Este será o maior aquário marinho da América do Sul.
Esta será uma nova atração turística da cidade que foi a principal porta de entrada dos turistas estrangeiros que vieram ao Brasil a lazer em 2015, segundo a Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. O AquaRio é mais um atrativo para reforçar o projeto continuado de revitalização da antiga zona portuária do Rio de Janeiro. O aquário ocupa o prédio da antiga Companhia Brasileira de Armazenamento (Cibrazem).
Com 26 mil metros quadrados, o espaço abriga 4,5 milhões de litros d’água salgada divididos em 28 tanques e reúne cerca de oito mil animais de 350 espécies. Entre as espécies exposta estão peixes da costa brasileira, do Caribe e do Indo-Pacífico, como tubarões, arraias, moreias, e cavalos-marinhos entre outros. O maior tanque do local, batizado como ‘Recinto Oceânico’, tem 7 metros de profundidade e 500 m² de área, com uma grande arquibancada para visitantes.
Fonte: Ministério do Turismo
Foto: AquaRio/Divulgação